Passeio Turístico: 15 Pontes do Tejo

Decorreu entre os dias 6 e 9 de agosto, o nosso Passeio Turístico exclusivo para Sócios, “As 15 Pontes do Rio Tejo”.

(Todas as fotografias estão disponíveis na nossa Galeria)

Partimos da Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins na segunda-feira, dia 6 de agosto, à qual agradecemos, desde já, todo o apoio que nos tem dado.

A primeira ponte que passámos foi a 25 da Abril. Seguiu-se a Vasco da Gama, a Marechal Carmona, a das Lezírias, a Rainha D. Amélia, a Salgueiro Maia e a D. Luís I. A noite foi passada no Hotel dos Cavaleiros, em Torres Novas. É sempre bom voltar onde fomos tão bem recebidos, neste caso, no Hotel que nos recebeu no nosso Moto-Rali de 2015.

 

Após uma noite descansada no Hotel dos Cavaleiros, no segundo dia, rumámos a Vila Velha de Ródão, sempre, claro, seguindo a linha do Rio Tejo. As pontes que passámos na terça-feira foram a Ponte da Chamusca, Praia do Ribatejo, Rodoviária de Abrantes, Rodo-Ferroviária de Alvega, EN3-2, Belver, Fratel e Portas de Ródão. Fizemos ainda agradáveis paragens no Aquapolis, em Abrantes, na Praia Fluvial de Ortiga e na Barragem de Belver. As noites de terça e quarta-feira foram passadas no Hotel Vila Portuguesa, em Vila Velha de Ródão.

O terceiro dia do nosso Passeio Turístico teve um meio de transporte diferente: o barco! Realizámos um passeio pelo rio, onde pudemos apreciar as belas paisagens da Barragem de Cedilho. Esta barragem marca a entrada do Rio Tejo no território português. Foram três horas de passeio! Visitámos também a Casa do Barqueiro e o Pego das Portas. O resto do dia foi aproveitado para descansar e aproveitar a piscina do Hotel Vila Portuguesa.

Finalizámos este passeio deixando Vila Velha de Ródão em direção à ponte de Segura, por entre pequenos povoados, serras e vales, chegando ao país vizinho. Após atravessar o  Rio Erge, fomos até Alcantara, onde visitámos a segunda barragem do Tejo (Tajo para os espanhóis).

E não menos imponente, encontrámos e passámos a ponte sobre o Tejo, em Alcantara. Como é óbvio, ainda houve lugar ao necessário abastecimento das motas a 1,35€/l, e almoço para restabelecer as forças, pois havia uns tantos kms para percorrer até Alter do Chão.

E foi no Hotel Convento D’Alter que se pernoitou e passaram as últimas horas.

O futuro dirá se para o ano se fará tudo de novo, com mais Sócios e, quem sabe, Amigos do Clube!