Corujas 2018 “À Descoberta de Algueirão – Mem Martins”

Decorreu este fim de semana, de 7 para 8 de julho, mais uma edição do nosso Moto-Rali Noturno “Corujas”.

Este ano, demos ao conhecer aos nossos participantes, os cantos e encantos da freguesia que tão gentilmente nos está a acolher: Algueirão – Mem Martins.

Contámos com a presença de cerca de 60 participantes, divididos em 33 equipas, que constituíram um animado grupo, onde, uma vez mais, a boa disposição foi uma constante.

(Para ver mais fotos, clique aqui)

 

A partida foi dada na Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins, onde os participantes foram recebidos com um lanche, gentilmente oferecido pela mesma.

A primeira paragem deu-se no largo da Capela de Nossa Srª. da Natividade de Mem Martins, onde foi recriada uma banca de roupa, fazendo memória aos tempos em que ali se realizava a feira / mercado semanal e as festas populares.

Seguiu-se um agradável percurso pela freguesia e a primeira surpresa da noite: a visita às Queijadas da Maria Augusta, o local de origem das Queijadas de Sintra. Só depois, com a chegada do comboio, é que parte do seu fabrico migrou para Sintra, mantendo-se sempre as origens de produção em Mem Martins, passando de geração em geração. Pudemos ver a confeção das mesmas e saboreá-las!

 

Os participantes foram ainda surpreendidos com uma passagem pelo Forno de Cal, em Casais de Mem Martins, local onde muitos já tinham passado e que nunca nele tinham reparado. O Forno da Cal serviu a população de Mem Martins e arredores, cozendo as pedras que serviriam para a construção em substituição do cimento, caiação de casas e muros, e, como tratamento fitossanitário.

 

Levámos também os participantes a visitar a Ermida da Nossa Srª. das Mercês, local de beleza singular e que muitos desconheciam.

 

 

Como já vem sendo nosso hábito, gostamos de ter sempre uma vertente social nas nossas atividades. Neste Corujas, pedimos aos participantes que trouxessem um bem alimentar para doar aos Bombeiros Voluntários de Algueirão – Mem Martins. Desta forma, podemos voltar a mostrar que os motociclistas, em geral, são pessoas de bem e em conjunto podemos ajudar que precisa.

 

Seguiu-se um agradável jantar no Café – Solar do D. Manuel II. A ementa foi típica da região: entremeada de leitão na telha, à moda saloia. E o arroz doce da sobremesa? Que maravilha!!! Foi também aqui que nos confecionaram o caldo verde para saborearmos mais tarde, na ceia.

 

Após o jantar, a primeira paragem realizou-se no Parque de Estacionamento do Tribunal de Sintra, local com uma vista privilegiada sobre a Serra de Sintra e também sobre toda a freguesia, podendo a nossa vista alcançar até ao Palácio Nacional de Mafra. Aqui, foi recreada uma gincana/percurso com pinos no chão à semelhança da ação de sensibilização para motociclistas promovida pela GNR, na qual estivemos presentes.

A paragem seguinte deu-se na Bacia de Retenção, junto à Cruz do Seisal. Contam os mais antigos que ali faleceu, vítima de um tiro, o jovem caçador Rodrigo com 19 anos de idade. Em sua homenagem, sua mãe e um grupo de algumas jovens raparigas suas alunas, rezavam o terço fervorosamente. No final, a senhora agradecia distribuindo um tostão às raparigas. Porém, havia uma de nome Claudina Rosa, mordaz e brincalhona, que só vinha pelo tostão. Inventava a sua reza e rematava sempre com um “AMÉM”. Os participantes foram convidados a procurar uma peça de caça, a levá-la até à Cruz e depois a fazer uma reza muito original, de forma a poderem receber o seu “tostão”.

O nosso parceiro Almerindo & Filhos, juntou-se a nós na organização deste evento e abriu-nos as suas portas para receber os participantes e aconchegar o estômago com um lanche e café. Os participantes tiveram ainda de responder a algumas perguntas sobre a empresa.

Em Sacotes, no Lavadouro, onde as mulheres sempre lavaram a roupa, os participantes foram desafiados a lavar uma peça de roupa e estendê-la.

A Ermida de São Romão ergue-se sobre uma elevação, ou plataforma artificial, no interior da qual se registam importantes vestígios arqueológicos romanos e pré-históricos. No seu todo, trata-se, sem qualquer dúvida, do principal conjunto histórico-monumental da Freguesia de Algueirão – Mem Martins e, no seu género, de um dos mais significativos do Concelho de Sintra. Dizem, que se encontra assombrada… Pelo menos nessa noite, consta que andaram por lá uma bruxa, um marreco e um fantasma… Eheheheh

 

Os nossos amigos do Moto Clube de Rio de Mouro Rock on Wheels, também se quiseram juntar a nós e abriram as portas da sua sede recentemente inaugurada. Receberam os nossos participantes com uma lanche e também aqui as equipas tiveram de testar os seus conhecimentos e responder a algumas perguntas.

Sempre que passavam por uma estação ferroviária, os participantes tinham à sua espera um “pica”, ao qual de deviam dirigir para “picar” o seu bilhete de comboio.

 

O final da prova realizou-se no RDA (Recreios Desportivos de Algueirão), que gentilmente nos abriu as portas para a realização da ceia e para a distribuição de prémios e lembranças.

Graças ao apoio dos nossos parceiros Almerindo & Filhos e Lopes & Lopes, pudemos distribuir prémios e lembranças pelos nossos participantes!

 

O Corujas é também um Moto-Rali. Como tal, finalizámos a noite com a contagem das pontuações e apurámos os três mais regulares da noite. Para tal, contou a participação e superação dos diferentes jogos, a resposta acertada à maioria das perguntas e o facto de cumprirem os tempos previstos. Para os três primeiros, houve troféus, gentilmente cedidos pela Junta de Freguesia de Algueirão – Mem Martins.

 

Os mais regulares da noite foram:

1.º Lugar: Rui Martins, Equipa Fotoreportagem –  do Moto Clube Motards do Ocidente.

 

 

2.º Lugar: João Pinto, Equipa Foge Com Elas – The Best Team 2 –  do Grupo Motard Foge Com Elas de Monte Abraão.

 

 

3.º Lugar: Tiago e Rodrigo, Equipa Camarões da Latrina 3, do Vespa Clube de Lisboa.

Pontuações à parte, agradecemos a todos pela vossa presença e esperamos que tenha sido uma noite tão agradável para vós, como foi para nós!

Bem haja a todos!